Quem somos nós;

Minha foto
Desde 1999 o projeto Brigada Hip Hop PE, traz os originais ensinamentos da cultura de rua e a preocupação de manter, através de seus elementos, que formam a cultura (Dança, Breakin, DJ, Mc e o Graffiti) uma identidade na construção da cidadania de crianças e adolescentes. O Projeto se inscreve numa linguagem natural, de forte impacto social e de efeito multiplicador, descobrindo e potencionalizando a articulação dos jovens com os movimentos sociais e com a mobilização da cidadania.

PARCEIROS-BR

Esta pagina traz o perfil e histórico das Instituições que são parceiras e que tem membros da Brigada Hip hop - PE, envolvidos na troca de intercambio e conhecimento no Brasil.



A Rede de ONGs da América Latina é uma instituição independente, soberana, formada por mais de trinta ONGs da região, que trabalha em parceria com Governos, Empresas e Fundações de diferentes partes do Mundo com a finalidade de contribuir e melhorar a sociedade onde vivemos. Somos uma organização sem fins lucrativos, integrada por diversas ONGs, de caráter   suprapartidária, que promove a integração regional, o debate de ideias, articula entre os atores sociais eventos para que logo surjam projetos de políticas públicas a serem executadas num território determinado.  

      A Rede de ONGs da América Latina é uma instituição independente, soberana, formada

por mais de trinta ONGs da região, que trabalha em parceria com Governos, Empresas e Fundações de diferentes partes do Mundo com a finalidade de contribuir e melhorar a sociedade onde moramos.
      Nossas atividades são desenvolvidas em áreas de trabalho como por exemplo: Juventude, Governos e Eleições, Meio Ambiente, Povos Originários, Relações Internacionais e Cooperação Internacional, Educação, entre outras; e temos como principal objetivo gerar ações concretas que possibilitem mudanças na vida das pessoas da nossa terra que é a América Latina.
     O início da Rede foi no ano 2008 à iniciativa de Sebastian Baldunciel que apresentou o projeto em um programa de Intercâmbio entre “Partidos Políticos e Sociedade Civil no Mercosul”, da Fundação Konrad Adenauer no Rio de Janeiro. Naquele momento formou-se a Rede de ONGs do Mercosul e no final do ano 2012, decidimos ampliar as
ações a todo o continente Latino-americano.
      Somos uma organização sem fins lucrativos, integrada por diversas ONGs, de caráter suprapartidária, que promove a integração regional, o debate de ideias, articula entre os atores sociais eventos para que logo surjam projetos de políticas públicas concretas a serem executadas num território determinado.

A Rede tem por finalidade:

a) O debate e o intercâmbio de Políticas Públicas exitosas 
b) Defender o direito de organização da sociedade civil
c) O fortalecimento de instituições democráticas e da construção de uma cidadania democrática.
d) Repudiar a perseguição dos governos às atividades das ONGs
e) Educar as sociedades civis em assuntos legais
f) Promover a integração cultural, produtiva e educacional através de nossos povos.
g) Realizar atividades Regionais em áreas específicas de interesses público; 
h) Difundir os benefícios da Integração Regional;
i) Aprofundar o intercambio e a cooperação entre as ONGs para melhorar a qualidade de vida de nossos povos; 
j) Trabalhar com crianças e jovens com baixos recursos o com dificuldades de integração social, através das práticas esportivas, o desenvolvimento da Cultura e a Educação; 
k) Fomentar o Voluntariado Juvenil e o intercambio deles na Região; 
l) Lutar contra a desumanização do trabalhador, contra a escravidão e a descriminação étnica, social e de gênero.
ll) Denunciar casos de escravidão na região perante Organismos Internacionais e a Justiça Nacional.

Sede central:
Rua dos Franceses 10, Bela Vista.
São Paulo - SP. Brasil.
Tel / Fax.(+5511) 98810-7007.
E-mail: info@americalatinaongs.org

_________________________________________________________________________________________

ZULU NATION BRAZIL


Idealizada em 1994 pelo soulman “King Nino Brown”, e em funcionamento oficial desde 2002, a “Zulu Nation Brasil” é uma afiliação direta da Universal Zulu Nation de Nova York, berço do Movimento Cultural Hip-Hop. Com sua sede no município de Diadema (pertencente à Região do Grande ABC e à Região Metropolitana de São Paulo), a Zulu Nation Brasil ao longo de sua existência tem influenciado a juventude periférica – por meio de suas afiliações presentes em quase todo o território nacional – ao real aprendizado do Espírito Hip-Hop e a preservação das raízes culturais brasileiras.Deus. Paz, União, Amor e Diversão (com Consciência)! 

Fundada em 12 de novembro de 1973 pelo“DJ Afrika Bambaataa”, ex-lider da “Black Spades” (considerada uma das gangues de rua mais temidas no bairro do Bronx), a Zulu Nation se tornou a principal referência dos jovens de talento e ex-membros de gangues de rua que desejassem dar um rumo positivo às suas vidas. Um ano após o nascimento da UZN, em 12 de novembro de 1974, Bambaataa, ao lado dos DJs Kool Herc e Grand Master Flash decide legitimar as ações praticadas na entidade criando um Movimento Cultural que passou a se chamar Hip-Hop.

Para a organização do Movimento, princípios fundamentais de Paz, Amor, União e Diversão (com responsabilidade), foram implantados e difundidos entre seus membros e demais hip-hoppers de todo o mundo, a fim de promover o verdadeiro espírito do Hip-Hop e ensinamentos sobre conhecimentos diversos como Prevenção de Doenças, Matemática, Ciências, Economia, entre outros valores que serviram no passado para modificar os pensamentos das gangues e hoje continuam servindo para conscientizar milhares de jovens pelo planeta. Segundo Bambaataa, a Zulu Nation apóia o “Conhecimento”, a Sabedoria, a Compreensão, a Liberdade, a Justiça, a Igualdade, a Paz, a União, o Amor, a Diversão, o Trabalho, a Fé e as maravilhas de Deus.
_________________________________________________________________________________________
REDE ALIANÇA HIP HOP BRAZIL
O Hip Hop é, entre outras coisas, o principal veículo de comunicação das massas excluídas no Brasil e se apresenta por meio de diferentes manifestações como a música, as pinturas do grafite, jornais e fanzines, programas em rádios comunitárias que conseguem mostrar outro país e as entranhas das sociedades que nele coabitam.
Participei de iniciativas como: Hip Hop na Linha de Frente Contra o Tabaco, Rap Sem Armas, Hip Hop e o Voto, porém destaco a Aliança Hip Hop pelo Sim. Essa mobilização foi criada a partir da necessidade de se apresentar algo que não era feito pelos que articulavam as campanhas pelo controle de armas, que não tinham noção dos efeitos devastadores das mesmas em parte da população.
Diante da gravidade do tema e da necessidade de mostrar e de deixar mostrar as visões de jovens de todo o Brasil, nasceu a Aliança Hip Hop pelo Sim, articulação oriunda de uma rede social virtual e que enfrentou grande resistência. Ainda assim, a rede se espalhou e ganhou adesões por todo o país. Inclusive de nomes de peso da música rep e dos principais ativistas do Hip Hop, todos cientes do ineditismo e da importância em levar o tema de controle de armas pra áreas esquecidas.
De maneira espontânea foi produzido farto material, para veiculação em sítios temáticos da cultura hip hop, rádios comunitárias, textos publicados, spots musicais, fóruns virtuais, oficinas, eventos em favelas, debates, todas essas ações fruto das próprias expensas sem o grande aporte financeiro destinado às campanhas padronizadas. Cito o caso de um rimador que conseguiu gravar um jingle em estúdio graças à sua comunidade de origem que se cotizou para pagar uma gravação de qualidade.
Esse é só um dos muitos exemplos que mostraram que era possível mobilizar e sensibilizar essa parcela da população, que cresce e vive à mercê da cultura das armas de fogo e dos desdobramentos do seu uso. Conhecem bem o dano e a dor causada. Digo mais, mostramos que era possível compor uma voz forte própria e não uma voz conduzida. Até por entendermos que a condução não combina com paz, e sim com opressão.
Mesmo com as conquistas no campo da mobilização após a expressiva vitória dos que queriam o ‘não’ no referendo, a Aliança Hip Hop ao término deste pleito teve seu papel esquecido ou ignorado por segmentos da sociedade civil mobilizados pela Frente Brasil sem Armas.
Essa postura de não reconhecimento e aceitação mostrou a real necessidade dessa mobilização continuar, pois estávamos diante dos mesmos preconceitos de sempre e a sociedade muda de forma muito lenta enquanto os danos nos são apresentados de forma rápida.
Ainda assim, a Aliança Hip Hop mostrou que já não era necessário que outros falassem pelas vítimas preferenciais das armas de fogo no Brasil. Mesmo abafada, essa voz passou a ser ainda mais audível e presente. Tornando ainda mais a reais as articulações que abordam diferentes temas de interesse social.
_________________________________________________________________________________________
SITE BOCADA FORTE...
Com 15 anos de muitos trabalhos, e constantes aprimoramentos e sério compromisso com a cultura Hip-Hop, o Portal Bocada Forte, fundado em 13 de maio de 1999, tem sua posição consolidada entre os maiores veículos de comunicação disponíveis na Internet sobre o assunto. Além disso, o fator da responsabilidade social também se faz presente: ele é na verdade um projeto sócio-cultural tocado pela Organização Não-GovernamentalAssociação de Promoção Humana Serumano.

Dinâmico, eclético, democrático, crítico e, acima de tudo, independente, o Portal é desenvolvido, administrado e atualizado com muita dedicação por um time de “formigas operárias”. Em 2004, por exemplo, a média diária de acessos foi de 3.500 visitas, que ao final do ano totalizaram 1.350.000 e 11.450.000 page views. Também foram computados 385.000 mil execuções de arquivos de áudio e 540.000 mil de arquivos de vídeo em streaming e 2.784 gigabytes de transferência no ano. A estrutura do Portal, atualmente em sua terceira versão, é limpa, objetiva e bastante criativa, tendo adotado um padrão estético diferenciado (as imagens ao topo da tela se modificam a cada acesso) e distribuindo de maneira bem organizada o rol de opções para melhor navegabilidade do internauta.

O Portal Bocada Forte oferece um vasto leque de informações e serviços: reportagens sobre lançamentos de discos, eventos culturais, shows, entre outros assuntos; entrevistas com artistas e personalidades ligadas ou não ao Hip-Hop; artigos de colunistas fixos; seção de rimas, em que os internautas podem publicar suas mensagens; seção Ponto de Vista, que também permite a inserção de opiniões sobre os mais diversos assuntos; dicionário de gírias, uma seção igualmente interativa com uma relação de expressões “de rua”; diversos arquivos de áudio e vídeo para execução ou mesmo download (entre as canções, há diversas “pérolas independentes”, tornando-se também um canal de divulgação para artistas desconhecidos); e seções de fotos de eventos, acontecimentos, Break, Graffiti e grupos de Rap, entre outros canais de muita informação e interatividade.

Durante a temporada de 2004/2005 o Portal contou com o apoio da Prince Claus Foundation, organização sediada na Holanda. A partir dessa parceria o Bocada Forte melhor equipou-se tecnologicamente, otimizando sua estrutura e, assim, ampliando sua capacidade de promoção da informação e sua cobertura.

Em 2005 o website foi objeto de pesquisa da jornalista e pesquisadora Silvana Isabel Francisco Gloor Campos, integrante do grupo de pesquisas Lattes "Educação Hipertextual", da Universidade de Brasília (UnB) com a dissertação de mestrado: "Hip-Hop na Internet: o site Bocada Forte como espaço hipertextual de construção e expressão de uma cultura jovem". Sem contar muitos outros estudantes que procuram a equipe do Portal mensalmente em busca de informações sobre a Cultura Hip-Hop.

O Portal Bocada Forte, desde a sua criação em 1999, até os seus oito anos, completados em maio de 2007, teve seu layout e sistematização atualizados por três vezes. Todas as atualizações foram focadas em aumentar a interatividade entre seus administradores e os usuários, estreitando ainda mais a relação entre eles e fazendo dos Internautas parte ativa do conteúdo do Portal.

A nova versão que hoje está no ar, foi resultado de um convênio entre o Portal Bocada Forte e a SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial). O projeto de reformulação exigiu de todos os profissionais envolvidos no Projeto quatro meses de intenso trabalho, até que toda estrutura e design ficassem completamente adequadas. Novas cores, novo layout, nova plataforma (o site que era em linguagem ASP, agora será em PHP). Tudo novo!

Mantemos as características de alta concentração de informação e conteúdo e agregamos a potencialidade de interação que a tecnologia mais atual nos permite. O impacto nos usuários será certamente muito positivo, pois todas as seções do website poderão receber dados praticamente em tempo real. Veja a seguir os detalhes sobre cada seção e as novidades:

Ponto forte do Portal desde o início, as informações inseridas nessas seções passarão a ter muito mais credibilidade, pois poderão ser inseridas apenas por usuários devidamente cadastrados – com perfil registrado e identificado. Apenas o Bate-papo continuará sendo “aberto” para todos.

As vantagens em relação à antiga versão, é que em “Gírias” passaremos a identificar de onde vem os termos inseridos - cidade, estado, região, etc. Isso será possível devido justamente ao perfil cadastrado pelo usuário. Em “Links” abrimos espaço para novas categorias devido às mudanças que aconteceram no mundo virtual, com You Tube, My Space, Orkut, Blog, Flogs, etc. Todos os links relacionados a algum desses sites estarão separados.

Esse é o canal direto entre o público e os Administradores do Portal. Além de poder entrar em contato direto conosco, todos os visitantes terão acesso às informações referentes ao Portal Bocada Forte: sua história, sua equipe de trabalho e colaboradores, políticas de conteúdo, privacidade e segurança. Tudo de maneira muito organizada e, principalmente, simplificada.

Assim, toda a nossa equipe de desenvolvimento, equipe de trabalho e os criadores do Portal têm a certeza de estar disponibilizando para a web,- com esses e outros melhoramentos que ainda serão implementados – o melhor Portal especializado em cultura Hip-Hop da América Latina, com o maior e mais completo conteúdo. E o melhor: tudo isso com a contribuição direta do próprio usuário.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...